A mais destacada revista de fotografia da América Latina
Fotografe Melhor
  • Home
  • Revista
    • Matérias
    • Novidades
    • Edição do mês
    • Exposições
    • Livros
    • Baú da Fotografe
  • Prêmio
    • Grande Prêmio Fotografe 2021Inscrições abertas
    • Ensaios pré-selecionados
    • Imagens Destacadas pré-selecionadas
  • Sobre
    • Histórico
    • Equipe
    • Contato
  • Loja
    • Revista
    • Livros
  • Conta
    • Login
    • Nova conta
Search

Mais resultados...

Generic filters
Fotografe Melhor
  • Home
  • Revista
    • Matérias
    • Novidades
    • Edição do mês
    • Exposições
    • Livros
    • Baú da Fotografe
  • Prêmio
    • Grande Prêmio Fotografe 2021Inscrições abertas
    • Ensaios pré-selecionados
    • Imagens Destacadas pré-selecionadas
  • Sobre
    • Histórico
    • Equipe
    • Contato
  • Loja
    • Revista
    • Livros
  • Conta
    • Login
    • Nova conta
Fotografe Melhor
Home Baú da Fotografe

A boa foto sempre começa no enquadramento

Saber olhar uma cena, escolher o melhor ângulo e selecionar os elementos que farão parte da foto são importantes processos para conseguir uma bela imagem

Luiz Claudio Marigo por Luiz Claudio Marigo
20 de novembro de 2020
em Baú da Fotografe
A boa foto sempre começa no enquadramento

Nesta vista aberta, o lenhador é "esmagado" pela paisagem, já que o corte na imagem sugere que a árvore tem uma altura incalculável. Foto: Luiz Claudio Marigo

Da varanda da minha casa, na Serrinha do Alambari, descortino um amplo panorama da vertente oriental do maciço do Itatiaia, na região da Serra da Mantiqueira, dentro do Estado do Rio. Essa encosta é coberta por grande diversidade de árvores, densos palmitais e belas formações de samambaiaçus.

Minha casa é orientada para o Norte e, assim, o sol nasce à direita dela, movendo-se ao longo da serrania, que se mostra de frente, como uma parede de vegetação. O sol se esconde atrás da montanha, para o lado do pico das Agulhas Negras, e a iluminação se mantém favorável para a fotografia das plantas e da paisagem exuberante da floresta.

Da minha janela, observo as aves e as mudanças do tempo ao longo do dia. Acompanho o crescimento da vegetação e suas variações conforme as estações. Dali, estou atento também a oportunidades para fotos. Já usei desde uma grande angular de 24 mm até uma tele de 800 mm, e quase todas as distâncias focais das minhas lentes. Às vezes é um gavião pousado numa embaúba, outras é a textura dos palmitais, ou ainda o efeito da luz do amanhecer no conjunto da mata.

Quando vislumbro algo que me convida a fazer uma foto, imediatamente penso com que distância focal vou enquadrar. Ao perceber uma oportunidade, o passo seguinte é decidir o enquadramento. E isso me fez pensar… O que é o enquadramento? Qual o seu significado e importância para a composição de uma foto? Como ele se relaciona com os outros elementos de design da fotografia? Que equipamentos e técnicas podemos usar para controlar o enquadramento de uma foto?

Ao encontrar uma oportunidade de criar ou montar uma fotografia, consideramos imediatamente, e de uma só vez, os elementos de design dela. Vemos, com o olho da mente, composição, linhas e formas, tons de cinza ou cores, o momento decisivo para disparar o obturador, a informação contida na cena, a expressão do sujeito, o clima ou astral daquele momento, a perspectiva, a iluminação, a textura e o ritmo de todos esses elementos. Numa fração de segundo, percebemos tudo isso – articulamos a linguagem fotográfica – e, ao mesmo tempo, enquadramos a cena. O mestre norte-americano Ansel Adams chamava isso de pré-visualização.

O uso de um plano próximo, em uma cena parecida à foto anterior, destaca o serrador em vez da árvore. Foto: Luiz Claudio Marigo
O enquadramento em close procura mostrar a graça da menina interagindo com os pássaros. Foto: Luiz Claudio Marigo
Retratos de pessoas, como deste indiozinho, pedem um enquadramento vertical e mais fechado. Foto: Luiz Claudio Marigo

O que é enquadrar?

O enquadramento é o recorte visual que fazemos do mundo, o que incluímos no espaço delimitado pelo filme ou pelo sensor – e, ao mesmo tempo, o que deixamos de fora. É como se víssemos o mundo como um quadro e lhe recortássemos uma janela pois, ao fotografarmos, criamos uma imagem plana a partir de uma realidade multidimensional. O francês Henri Cartier-Bresson dava tanta importância ao enquadramento que ampliava suas fotos com uma linha negra circundando a imagem para dizer que aquela foto tinha o enquadramento original feito no momento de fotografar, sem cropping posterior.

Fazemos também o recorte temporal de um acontecimento. Excluímos o que aconteceu antes e depois do instante fotografado. Sequestramos esse momento do fluxo do tempo, do contínuo temporal daquele acontecimento, de seu contexto, o que tem importância fundamental no significado daquela imagem. É como se apropriar de um fotograma de um filme, dispensando tudo o que vem antes ou depois. Essa questão é o momento decisivo. Aqui, vamos tratar do enquadramento espacial da fotografia.

Foto de um sanhaço-de-encontro-amarelo, feita com uma tele de 800 mm, na Serrinha do Alambari (RJ). Foto: Luiz Claudio Marigo
Enquadramento parecido nos tuins em uma embaúba. Foto: Luiz Claudio Marigo
Foto de samambaia feita com enquadramento na proporção áurea (1,85:3). Foto: Luiz Claudio Marigo
O plano aberto evidencia o ambiente amazônico em que estava a jaó, ave terrestre que atravessava o Rio Japurá para fugir da subida das águas. Foto: Luiz Claudio Marigo

Clique aqui para ler o PDF na íntegra – matéria publicada em Fotografe 164 (mai/2010)

Tags: dicas práticasenquadramentoLuiz Claudio Marigonatureza
CompartilharTweetPinEnviar

Outros conteúdos

Como respeitar e desrespeitar as leis da composição
Baú da Fotografe

Como respeitar e desrespeitar as leis da composição

20 de janeiro de 2021
O domínio criativo da baixa velocidade
Matérias

O domínio criativo da baixa velocidade

15 de janeiro de 2021
Revelação dos bichos
Matérias

Revelação dos bichos

13 de janeiro de 2021
Fotografe 291
Edição do mês

Fotografe 291

5 de janeiro de 2021
Saiba como cuidar das suas imagens digitais
Baú da Fotografe

Saiba como cuidar das suas imagens digitais

14 de dezembro de 2020
Gravuras fotográficas
Matérias

Gravuras fotográficas

11 de dezembro de 2020

Edição do mês

Fotografe 291

Cadastre-se em nossa Newsletter

Fotografe Melhor

2020 © Editora Europa
Feito pelo Estúdio Teca

A mais destacada revista de fotografia da América Latina

  • Home
  • Revista
  • Prêmio
  • Sobre
  • Loja
  • Conta

Siga @fotografemelhor

Search

Mais resultados...

Generic filters
  • Home
  • Revista
    • Matérias
    • Novidades
    • Edição do mês
    • Exposições
    • Livros
    • Baú da Fotografe
  • Prêmio
    • Grande Prêmio Fotografe 2021
    • Ensaios pré-selecionados
    • Imagens Destacadas pré-selecionadas
  • Sobre
    • Histórico
    • Equipe
    • Contato
  • Loja
    • Revista
    • Livros
  • Conta
    • Login
    • Nova conta

2020 © Editora Europa
Feito pelo Estúdio Teca