Fotografar em ambiente externo tem suas vantagens: a luz, por ser do sol, é grátis; cenários diferentes podem ser explorados; e há a vantagem de a modelo poder interagir com o set – o que torna o trabalho muito mais atrativo em relação às fotos produzidas em estúdio.
Por outro lado, os problemas em fazer um ensaio ao ar livre giram em torno do clima e da iluminação oferecidos pelas condições do dia. Além disso, também existem os fatores segurança e comodidade: os equipamentos fotográficos ficam expostos a olhares curiosos, sem contar que para fazer um trabalho profissional é exigido um espaço apropriado para a maquiagem.
Prós e contras à parte, quem curte imagens profissionais de modelos feitas com luz natural pode conferir aqui algumas dicas essenciais preparadas pelo fotógrafo paulistano Rogério Andrade. Especialista em moda e book, entre outras áreas, ele providenciou exemplos, feitos exclusivamente para Fotografe, para mostrar como acertar na hora de fazer ensaios de moda fora do estúdio. Confira as dicas.



Fundo da moda
Em fotografia ao ar livre, a ideia é que se explore ainda mais a composição da imagem. E um forte elemento visual para isso pode ser obtido por meio da relação entre a modelo e o fundo da locação.
Segundo Rogério, existem duas possibilidades de composição feitas com o fundo e a modelo: explorar a tridimensionalidade do cenário ou assumir a bidimensionalidade da imagem.
Uma foto com tridimensionalidade significa que os elementos no fundo da imagem aparecem em diferentes distâncias para expressar profundidade (foto 1) . Já a fotografia bidimensional é um recurso muito usado na área de moda, que não explora a profundidade da imagem.
Para obter um fundo bidimensional, a melhor maneira é usar uma parede ou um fundo chapado atrás da modelo, anulando assim a sensação de profundidade (foto 2).
Outra dica do fotógrafo para aproveitar o artifício da bidimensionalidade é usar um fundo desfocado (foto 3). “Essa técnica descaracteriza os elementos de fundo, gerando um intenso desfoque e transformando- o em algo como uma parede colorida”, diz ele.



