Publicidade
Fotografe Melhor
  • Home
  • Revista
    • Matérias
    • Novidades
    • Edição do mês
    • Exposições
    • Livros
    • Baú da Fotografe
  • Prêmio
    • Grande Prêmio Fotografe 2022inscrições prorrogadas!
      • Regulamento
      • Ensaios pré-selecionados
      • Imagens Destacadas pré-selecionadas
    • Prêmio Mobile Fotografe 2022
      • Ganhadores Prêmio Mobile Fotografe 2022
      • Finalistas Prêmio Mobile Fotografe 2022
      • Pré-selecionados Prêmio Mobile Fotografe 2022
    • Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Ganhadores Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Finalistas Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Ensaios pré-selecionados
      • Imagens Destacadas pré-selecionadas
  • Loja
    • Revista
    • Livros
  • Sobre
    • Histórico
    • Equipe
    • Contato
  • Conta
    • Login
    • Nova conta
Search

Mais resultados...

Generic filters
Fotografe Melhor
  • Home
  • Revista
    • Matérias
    • Novidades
    • Edição do mês
    • Exposições
    • Livros
    • Baú da Fotografe
  • Prêmio
    • Grande Prêmio Fotografe 2022inscrições prorrogadas!
      • Regulamento
      • Ensaios pré-selecionados
      • Imagens Destacadas pré-selecionadas
    • Prêmio Mobile Fotografe 2022
      • Ganhadores Prêmio Mobile Fotografe 2022
      • Finalistas Prêmio Mobile Fotografe 2022
      • Pré-selecionados Prêmio Mobile Fotografe 2022
    • Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Ganhadores Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Finalistas Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Ensaios pré-selecionados
      • Imagens Destacadas pré-selecionadas
  • Loja
    • Revista
    • Livros
  • Sobre
    • Histórico
    • Equipe
    • Contato
  • Conta
    • Login
    • Nova conta
Home Baú da Fotografe

Livro reúne polaroides de Andrei Tarkóvski

O celebrado cineasta russo revela o lado de fotógrafo por meio de imagens lúdicas feitas com a extinta câmera de fotos instantâneas

Juan Esteves por Juan Esteves
31 de agosto de 2021
em Baú da Fotografe, Livros
Livro reúne polaroides de Andrei Tarkóvski

O cão pastor solitário no campo:Tarkóvski começou a fotografar com Polaroid no final dos anos de 1970. Foto: Andrei Tarkóvski

Desde o final dos anos de 1940, as imagens das câmeras produzidas pela Polaroid Land se tornaram sinônimo de instantâneo. Era o mundo do pósguerra querendo ganhar o tempo perdido. No entanto, eram frágeis e de difícil conservação, o que não impediu diferentes usos ao longo dos anos – do doméstico e familiar às imagens artísticas feitas por celebrados criadores nas mais diferentes mídias, como o cineasta russo Andrei Tarkóvski, cujas imagens são publicadas agora no livro Tarkóvski, Instantâneos (Cosac Naify, 2012).

Neide Jallageas, pesquisadora com pós-graduação em literatura russa, escreve (em um prazeroso texto sobre as imagens do cineasta), que ele começou a produzir com a Polaroid no final dos anos de 1970 e que essas fotos iriam refletir no conteúdo de seus filmes. O processo de mutação que elas sofreram ao perder a cor e se tornarem indefinidas ao longo do tempo é, para ela, “um mundo já inexistente, que se desenha apenas no caminho da memória”.

Foto: Andrei Tarkóvski

Tarkóvski dirigiu, entre outros filmes, Solaris (1972), Stalker (1979) e Nostagia (1983), trabalhos que seriam suficientes para propor à professora uma digressão ontológica das fotografias. Para ela, “tal desaparição cadente da imagem, desmaterialização do registro de um instante, singulariza a compreensão do tempo sob a qual Tarkóvski realizou seus filmes”. Ela entende que o cineasta queria demonstrar na efemeridade da matéria, a perenidade do espírito.

Os 60 retratos e paisagens registrados por Tarkóvski que estão no livro não se ressentem do tempo. O véu que a química em andamento deposita na foto acentua ainda mais o caráter atemporal proposto pelo artista. Para ele, “o tempo não pode desaparecer sem deixar vestígios”. Entre os retratados estão a esposa, os filhos, sua datcha (casa de campo na Rússia) e seu cão. Parte das imagens são da época em que ele viveu na Itália, durante a produção do filme Nostalgia.

Cena da filmagem de Stalker, filme de 1979 premiado em Cannes, em polaroide de Tarkóvski. Foto: Andrei Tarkóvski

Para Neide Jallageas, as paisagens italianas podem ser justapostas às da Rússia. Nesse curto período na Itália, as autoridades soviéticas negaram a permissão para seu filho viajar e seu ator preferido, Anatoli Solonítsin, caiu doente. Segundo a professora, são dessa fase as polaroides mais pungentes e impressionantes.

Em uma de suas declarações Tarkóvski disse: “Podemos expressar nossos sentimentos em relação ao mundo à nossa volta de maneira poética ou por meios descritivos. Prefiro me expressar metaforicamente”. Independentemente da correlação com sua cinematografia, o cineasta produziu uma cuidadosa série de imagens impecáveis em composição e subjetivas em conceito. Em um primeiro momento, o observador pode ser levado a crer no registro familiar, mas visto em conjunto, tudo muda e o cineasta se revela um artista-fotógrafo.

Fotos: Andrei Tarkóvski

Clique aqui para ler o PDF na íntegra – matéria publicada em Fotografe 195 (dez/2012) 

Tags: Andrei TarkóvskiartecinemaJuan EsteveslivroPolaroid
CompartilharTweetPinEnviar

Outros conteúdos

Conheça os Workshops do Festival Fotodoc 2022
Novidades

Conheça os Workshops do Festival Fotodoc 2022

5 de agosto de 2022
Vem aí o Festival Fotodoc 2022
Novidades

Vem aí o Festival Fotodoc 2022

4 de agosto de 2022
Fotografe 310
Edição do mês

Fotografe 310

30 de julho de 2022
A redenção de Tina Gomes
Matérias

A redenção de Tina Gomes

28 de julho de 2022
Oito anos em busca de penitentes
Baú da Fotografe

Oito anos em busca de penitentes

27 de julho de 2022
A visão privilegiada de Cássio Vasconcellos
Baú da Fotografe

A visão privilegiada de Cássio Vasconcellos

25 de julho de 2022

Edição do mês

Fotografe Melhor

2020 © Editora Europa
Feito pelo Estúdio Teca

A mais destacada revista de fotografia da América Latina

  • Home
  • Revista
  • Prêmio
  • Loja
  • Sobre
  • Conta

Siga @fotografemelhor

  • Home
  • Revista
    • Matérias
    • Novidades
    • Edição do mês
    • Exposições
    • Livros
    • Baú da Fotografe
  • Prêmio
    • Grande Prêmio Fotografe 2022
      • Regulamento
      • Ensaios pré-selecionados
      • Imagens Destacadas pré-selecionadas
    • Prêmio Mobile Fotografe 2022
      • Ganhadores Prêmio Mobile Fotografe 2022
      • Finalistas Prêmio Mobile Fotografe 2022
      • Pré-selecionados Prêmio Mobile Fotografe 2022
    • Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Ganhadores Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Finalistas Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Ensaios pré-selecionados
      • Imagens Destacadas pré-selecionadas
  • Loja
    • Revista
    • Livros
  • Sobre
    • Histórico
    • Equipe
    • Contato
  • Conta
    • Login
    • Nova conta
Search

Mais resultados...

Generic filters

2020 © Editora Europa
Feito pelo Estúdio Teca