Seja para ilustrar um catálogo de supermercado ou estampar um enorme outdoor, fotografar uma simples garrafa pet de refrigerante não é tão fácil quanto parece. Em primeiro lugar, é preciso que a imagem transmita a sensação de frescor e, depois, deve-se trabalhar a transparência do líquido para mostrar quão saborosa é a bebida.
Com cerca de 14 anos de experiência em fotos de publicidade, moda e produtos, o fotógrafo Newton Medeiros (também consultor da revista Fotografe Técnica& Prática) foi contratado pelo departamento de marketing do fabricante de refrigerantes Dolly para produzir uma série de fotos da linha de garrafas de 350 ml.
Reflexos no rótulo, marcas na tampa e um prazo curto para produção foram algumas das principais dificuldades encontradas pelo fotógrafo na hora de colocar a mão na massa. Confira como Newton Medeiros resolveu esses e outros problemas com agilidade, usando um esquema bem simplificado de luz.

Luz na garrafa
Ao fotografar produtos, o profissional deve, sempre que possível, solicitar que o cliente forneça uma boa quantidade de amostras do produto, para que se trabalhe considerando que as peças poderão ser danificadas no decorrer da produção.
“Pedi alguns engradados de refrigerante, pois sabia que muitas garrafinhas chegariam no estúdio com o rótulo em más condições para foto. Além disso, o cliente pediu para eu fazer algumas imagens do refrigerante sendo despejado em um copo. Por isso, precisei abrir muitas garrafas, de diversos sabores”, explica Newton Medeiros.
Sobre uma mesa encostada na parede e com uma placa de fórmica branca por cima (a qual tinha uma curvatura imitando um fundo infinito), o fotógrafo colocou uma das garrafas e usoua como referência para esquematizar a iluminação. Como luz principal, ele utilizou dois softboxes, um de cada lado da cena, em ângulo de 90 graus. Porém, Newton percebeu que, no rótulo, a palavra “Dolly” era impressa em papel metálico e refletia todos os elementos que estavam próximos à cena.

permitiu que o líquido caísse de maneira mais espessa


