537236001222642
Publicidade
Fotografe Melhor
  • Home
  • Revista
    • Matérias
    • Novidades
    • Edição do mês
    • Exposições
    • Livros
    • Baú da Fotografe
  • Prêmio
    • Grande Prêmio Fotografe 2022inscrições abertas!
      • Pré-selecionados Grande Prêmio Fotografe 2022novidade !
    • Prêmio Mobile Fotografe 2022resultado anunciado !
      • Ganhadores Prêmio Mobile Fotografe 2022novidade !
      • Finalistas Prêmio Mobile Fotografe 2022
      • Pré-selecionados Prêmio Mobile Fotografe 2022
    • Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Ganhadores Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Finalistas Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Ensaios pré-selecionados
      • Imagens Destacadas pré-selecionadas
  • Loja
    • Revista
    • Livros
  • Sobre
    • Histórico
    • Equipe
    • Contato
  • Conta
    • Login
    • Nova conta
Search

Mais resultados...

Generic filters
Fotografe Melhor
  • Home
  • Revista
    • Matérias
    • Novidades
    • Edição do mês
    • Exposições
    • Livros
    • Baú da Fotografe
  • Prêmio
    • Grande Prêmio Fotografe 2022inscrições abertas!
      • Pré-selecionados Grande Prêmio Fotografe 2022novidade !
    • Prêmio Mobile Fotografe 2022resultado anunciado !
      • Ganhadores Prêmio Mobile Fotografe 2022novidade !
      • Finalistas Prêmio Mobile Fotografe 2022
      • Pré-selecionados Prêmio Mobile Fotografe 2022
    • Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Ganhadores Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Finalistas Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Ensaios pré-selecionados
      • Imagens Destacadas pré-selecionadas
  • Loja
    • Revista
    • Livros
  • Sobre
    • Histórico
    • Equipe
    • Contato
  • Conta
    • Login
    • Nova conta
Home Baú da Fotografe

Uma estética da fotografia de natureza

Cada fotógrafo tem suas concepções e práticas ao fazer imagens do segmento. Mas há uma grande responsabilidade nelas. Veja por que

Luiz Claudio Marigo por Luiz Claudio Marigo
16 de junho de 2022
em Baú da Fotografe
Uma estética da fotografia de natureza

João-pinto fotografado no pantanal: a beleza deve estar na fotografia e também na condição da ave, como a postura e a plumagem. Foto: Luiz Claudio Marigo

A fotografia nasceu como uma tecnologia. Mas o espírito humano fez dela uma forma de arte, um meio de expressão pessoal, um caminho de autodescobrimento, uma terapia, um passatempo, uma profissão e uma ferramenta de trabalho para várias especialidades, como biologia, medicina, engenharia, trabalho policial etc. Já ouvi referências à fotografia de natureza como “fotografia zoológica” ou “fotografia ambiental”. A denominação que é dada a uma atividade ou a uma coisa define características, significado, abrangência e finalidade. Esses títulos excluem toda uma gama de temas que interessam ao fotógrafo de natureza.

“Fotografia zoológica” sugere uma abordagem científica e biológica de fotos de animais, exclusivamente. Algo técnico e frio, em que os aspectos artísticos e estéticos importam pouco, como se a imagem fosse uma ferramenta para ilustrar manuais de biologia ou o inventário de um jardim zoológico.

“Fotografia ambiental” lembra a documentação de questões ambientais, poluição, destruição de hábitats, desmatamento, degradação do solo, tratamento de água, reciclagem etc. “Fotografia de natureza” é mais abrangente, refere-se a tudo que tem a ver com a natureza, no sentido mais amplo. A expressão, além de permitir uma abertura para a poesia e para a arte, inclui paisagens naturais pouco modificadas pelo homem, plantas, animais, água ou minerais, pessoas nos ambientes naturais ou pouco alterados, os ecossistemas e tudo de que a “fotografia ambiental” também trata.

O tema é de tal amplitude e importância para os seres vivos na Terra que afeta diretamente o bem-estar do homem e sua sobrevivência. Não a existência do planeta – que continuará existindo se a humanidade se destruir. Diante de tão importante questão, é preciso avaliar bem o que se transmite com esse tipo de fotografia, seja em livros, na imprensa ou na internet. Há uma grande responsabilidade sobre como as pessoas veem a natureza por meio dessas imagens, pois o fotógrafo ajuda a influenciar a maneira como toda a sociedade a vê e como vai lidar com as questões ambientais. No Brasil, a ignorância e a indiferença da sociedade civil e do governo por essas questões é evidente, o que apenas reforça essa questão ética de responsabilidade.

Pavãozinho-do-pará, no Pantanal, exibe a sua beleza refletida na água. Foto: Luiz Claudio Marigo
A naturalidade do nandu-de-darwin, um parente menor da ema que é encontrado no Peru e na Argentina. Foto: Luiz Claudio Marigo
Surucuá-variado mostra uma exuberante plumagem nas árvores da Mata Atlântica. Foto: Luiz Claudio Marigo
O veado-campeiro e o campo cerrado na seca: perfeita coalizão formal e cromática. Foto: Luiz Claudio Marigo
Imperfeita perfeição:panapaná de borboletas na Amazônia. Foto: Luiz Claudio Marigo
Ariranhas se coçando no Pantanal em uma atitude antropomórfica, ou seja, que remete a um ato do ser humano. Foto: Luiz Claudio Marigo
Antropomorfismo: a atitude agressiva do tamanduámirim defendendo seu espaço. Foto: Luiz Claudio Marigo

Dimensões

A fotografia de natureza tem várias dimensões. Tecnicamente, é muito complexa, pois seus temas incluem desde grandes paisagens até a macrofotografia. Por isso exige equipamento especializado. Tematicamente, refere-se a um universo imenso e demanda conhecimento de assuntos como biomas, espécies e processos ecológicos. Mas também contém um aspecto sutil, abstrato. Ela transmite sensações, emoções e ideias como liberdade, força, poder, soberania, simplicidade, violência, carinho, amor e solidariedade – e muitas vezes o fotógrafo não tem consciência disso.

Clique aqui para ler o PDF na íntegra – matéria publicada em Fotografe 201 (jul/2013)

Tags: aulacomposiçãodicas práticasLuiz Claudio MarigonaturezaVida Selvagem
CompartilharTweetPinEnviar

Outros conteúdos

Criatividade com técnica
Matérias

Criatividade com técnica

23 de junho de 2022
Pitada de ousadia em book de gestantes
Baú da Fotografe

Pitada de ousadia em book de gestantes

20 de junho de 2022
Ao mestre Luiz Claudio Marigo
Matérias

Ao mestre Luiz Claudio Marigo

19 de junho de 2022
Janela
Novidades

Publicados primeiros pré-selecionados do Grande Prêmio Fotografe 2022

13 de junho de 2022
O dia em que o fotógrafo foi parar na lua de mel
Baú da Fotografe

O dia em que o fotógrafo foi parar na lua de mel

12 de junho de 2022
A natureza das mulheres
Matérias

A natureza das mulheres

5 de junho de 2022

Edição do mês

Fotografe Melhor

2020 © Editora Europa
Feito pelo Estúdio Teca

A mais destacada revista de fotografia da América Latina

  • Home
  • Revista
  • Prêmio
  • Loja
  • Sobre
  • Conta

Siga @fotografemelhor

  • Home
  • Revista
    • Matérias
    • Novidades
    • Edição do mês
    • Exposições
    • Livros
    • Baú da Fotografe
  • Prêmio
    • Grande Prêmio Fotografe 2022
      • Pré-selecionados Grande Prêmio Fotografe 2022
    • Prêmio Mobile Fotografe 2022
      • Ganhadores Prêmio Mobile Fotografe 2022
      • Finalistas Prêmio Mobile Fotografe 2022
      • Pré-selecionados Prêmio Mobile Fotografe 2022
    • Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Ganhadores Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Finalistas Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Ensaios pré-selecionados
      • Imagens Destacadas pré-selecionadas
  • Loja
    • Revista
    • Livros
  • Sobre
    • Histórico
    • Equipe
    • Contato
  • Conta
    • Login
    • Nova conta
Search

Mais resultados...

Generic filters

2020 © Editora Europa
Feito pelo Estúdio Teca