Biblioteca Fotografe

Coleção Portfólio Fotografe

Aprenda com o olhar de grandes fotógrafos brasileiros

Ter em quem se inspirar ou buscar referências é importante para o desenvolvimento no campo da arte. Na fotografia não é diferente: grandes fotógrafos da atualidade fizeram exatamente isso: se espelharam em fotógrafos do passado, como o francês Henri Cartier-Bresson, um dos mais citados. Para ajudar na formação cultural de fotógrafos brasileiros, a Editora Europa está lançado a publicação Portfólio Fotografe, uma série em formato bookzine (mistura de revista e livro) com o trabalho que grandes nomes da fotografia nacional contemporânea.

Coleção Fotografia de Nu e Sensual

A fotografia de nudez e sensualidade é um dos gêneros mais recorrentes entre grandes fotógrafos, herança que vem da arte clássica grega, em que homens e mulheres eram esculpidos em mármore, e da fase renascentista da pintura, base para estudos da anatomia. Há várias formas de abordar o tema, como poderá ser visto nos seis volumes da Coleção Fotografia de Nu e Sensual, com obras dos brasileiros Guilherme Lechat, Brasilio Wille, Tallyton Alves, Douglas Pinheiros, Junior Luz e Vildnei Andrade.

Coleção Gêneros da Fotografia

A coleção Gêneros da Fotografia se propõe a apresentar de forma objetiva fotógrafos que estão entre as principais referências históricas de oito importantes segmentos da fotografia e mostrar o trabalho de profissionais brasileiros a cada volume. Os gêneros contemplados pela coleção são: Documental, Retrato, Cena de Rua, Fotojornalismo, Nu Artístico, Paisagem, Natureza e Experimental.

Coleção O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro

A série de livros O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro foi lançada em 2009 com a proposta de ser um documento fotográfico da história contemporânea do Brasil, já que na obra estão reunidas as imagens mais importantes de fatos e notícias do ano anterior ao lançamento da publicação – o primeiro livro, de 2009, trazia a grandes imagens de 2008 publicadas na imprensa. Em 2021, a série ganha um novo formato, o de bookzine de 16 x 23 cm, e passa a fazer parte de uma coleção com quatro volumes de 50 páginas cada: PandemiaEsportes & CulturaCidades & Polícia e Política & Economia.

Coleção Primeiros Passos na Fotografia

A nova Coleção Primeiros Passos na Fotografia contempla os mais importantes pontos para você entender da técnica fotográfica na teoria e na prática. Com informações objetivas e imagens de alta qualidade como exemplos ilustrativos, os oito volumes têm como meta criar uma base sólida para quem quer se tornar um fotógrafo de alto nível, seja com um smartphone, uma câmera mirrorless ou uma reflex digital. A coleção está assim dividida: Os Conceitos Básicos, O Equipamento, A Composição, A Técnica, O Retrato, A Paisagem, A Cena de Rua e A Natureza.

Coleção Composição e Design na Fotografia

A maioria dos fotógrafos se preocupa em aprender os segredos da exposição, do foco e da profundidade de campo. Mas se esquece de algo muito importante: a composição da cena. É no visor (ou no monitor) da câmera que o fotógrafo esboça o design da sua criação. Ali se concentram os elementos enquadrados, fundamentais para a mensagem, o conceito ou o registro documental. A coleção Composição e Design na Fotografia chega em 6 livros para suprir essa lacuna. Com ela, você dominará os segredos de uma foto bem composta.

Coleção Guia Fotografia Fácil

Composta de quatro volumes, a Coleção Fotografia Fácil é o primeiro passo para quem quer descobrir o apaixonante mundo dos cliques com uma câmera digital. O fotógrafo e professor Laurent Guerinaud aborda os temas mais comuns da fotografia com uma linguagem simples, objetiva e muito informativa. Laurent, francês radicado no Brasil, é colaborador da Revista Fotografe Melhor, na qual é responsável pelas seções “Raio X” (de análise de fotos enviadas pelos leitores) e “Lição de Casa” (de dicas sobre fotografia, em que o leitor é estimulado a ilustrar o assunto tratado com suas próprias fotos). Por isso, Laurent tem uma visão muito clara de como ensinar um iniciante produzir fotos com qualidade.

Coleção Iniciação Profissional

Coleção Lições de Fotografia 

Coleção Fotografia Social 

Coleção Estúdio Prático – Newton Medeiros

Outros Títulos