Terceiro Lugar Grande Prêmio Fotografe 2021
O lixo tem sido um grande problema no planeta, mas para a Cooperativa Quitungo, localizada na periferia do Rio de Janeiro, onde a população de baixa renda sofre com o desemprego e a falta de oportunidades, o lixo é a solução.
Um pequeno número de catadores de materiais recicláveis trabalha diariamente separando o que é coletado em algumas empresas da cidade. O caminhão chega ao galpão com a arrecadação do dia e todos se alegram porque seu pequeno salário será garantido no final do mês.
Com inúmeras dificuldades, esses garimpeiros tiram de tudo o que foi descartado, o precioso material que vai render algum dinheiro. Fio de cobre retirado de TVs, papel, papelão, garrafa de vidro, rosca, tampa de garrafa, copo plástico, fios de cobre, etc. Tudo tem seu valor se for devidamente recolhido e embalado para venda no mercado de recicláveis.
Não há nada de novo nesse processo, a reciclagem já é conhecida e difundida em todo o mundo, mas o trabalho em equipe, a cooperação e a crença de que o pão do fim do mês será garantido com dignidade, são exclusividade desses catadores cooperados. O lixo que chega em sacos é seu ouro na batéia.
(Projeto em andamento)








