As pessoas retratadas pelo fotógrafo canadense François Brunelle poderiam ser irmãs ou primas. No entanto, não há nenhum tipo de conexão por laço sanguíneo. Essa é a regra básica do projeto: registrar duas pessoas muito parecidas, mas que não tenham qualquer parentesco entre si.
Tudo começou em 2000, quando François percebeu que reconhecia várias similaridades físicas entre pessoas que não tinham proximidade uma com a outra. O fotógrafo pediu ajuda a amigos, e mais tarde usou a internet para encontrar gente que aten desse ao perfil. O resultado foi a criação do projeto I’m not a look-alike! (Eu não sou parecido!, em tradução literal), com cerca de 100 retratos já feitos – a meta é chegar a 200.


Processo
O fotógrafo tem um site (francoisbrunelle.com) em que os interessados em ser retratados podem enviar um email com os dados pessoais e o contato da pessoa com quem é parecida. Os assistentes de François se encarregarão de fazer o contato com ambos e organizar o encontro para que o retrato seja feito.
A participação não é remunerada – os fotografados recebem uma foto impressa, apenas. O objetivo é que, quando o número desejado de retratos for atingido (200), François faça um livro.
Não precisa ser canadense para participar, pois já foram fotografadas pessoas de outros países, como Estados Unidos, Holanda, Alemanha, França, Portugal e Inglaterra.
O fotógrafo procura pessoas de todos as regiões do mundo, pois a intenção dele é justamente provar que “os humanos são iguais e incríveis ao mesmo tempo”, como diz.


As fotos são sempre feitas em P&B para evitar distrações referentes ao cenário, às roupas ou à cor de pele e cabelo das pessoas fotografadas.
Depois que concluir esse projeto (sem data para terminar), que inclui um livro e uma exposição prevista para rodar por vários países, François quer fotografar crianças de várias partes do mundo. Os detalhes ainda não estão bem definidos, pois por enquanto é um plano distante.
Enquanto o projeto atual está em andamento, qualquer um pode participar. Caso você se ache parecido com alguém ou conheça pessoas muito parecidas e sem parentesco, entre em contato com ele.