537236001222642
Publicidade
Fotografe Melhor
  • Home
  • Revista
    • Matérias
    • Novidades
    • Edição do mês
    • Exposições
    • Livros
    • Baú da Fotografe
  • Prêmio
    • Grande Prêmio Fotografe 2022inscrições abertas!
      • Pré-selecionados Grande Prêmio Fotografe 2022novidade !
    • Prêmio Mobile Fotografe 2022resultado anunciado !
      • Ganhadores Prêmio Mobile Fotografe 2022novidade !
      • Finalistas Prêmio Mobile Fotografe 2022
      • Pré-selecionados Prêmio Mobile Fotografe 2022
    • Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Ganhadores Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Finalistas Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Ensaios pré-selecionados
      • Imagens Destacadas pré-selecionadas
  • Loja
    • Revista
    • Livros
  • Sobre
    • Histórico
    • Equipe
    • Contato
  • Conta
    • Login
    • Nova conta
Search

Mais resultados...

Generic filters
Fotografe Melhor
  • Home
  • Revista
    • Matérias
    • Novidades
    • Edição do mês
    • Exposições
    • Livros
    • Baú da Fotografe
  • Prêmio
    • Grande Prêmio Fotografe 2022inscrições abertas!
      • Pré-selecionados Grande Prêmio Fotografe 2022novidade !
    • Prêmio Mobile Fotografe 2022resultado anunciado !
      • Ganhadores Prêmio Mobile Fotografe 2022novidade !
      • Finalistas Prêmio Mobile Fotografe 2022
      • Pré-selecionados Prêmio Mobile Fotografe 2022
    • Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Ganhadores Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Finalistas Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Ensaios pré-selecionados
      • Imagens Destacadas pré-selecionadas
  • Loja
    • Revista
    • Livros
  • Sobre
    • Histórico
    • Equipe
    • Contato
  • Conta
    • Login
    • Nova conta
Home Matérias

Aposta no e-commerce

Dois especialistas falam sobre as técnicas para atuar em um segmento em ascensão mesmo em meio à pandemia

Livia Capeli por Livia Capeli
28 de maio de 2022
em Matérias
Aposta no e-commerce

Alex Mantesso em seu estúdio para fotografar um brinco para venda em e-commerce

Comprar pela internet, principalmente em tempos de pandemia, tornou-se um hábito até para consumidores mais conservadores. De acordo com a empresa de segurança digital Compre&Confie, o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões no mês de abril de 2020, um aumento de 81% em relação ao mesmo período de 2019.

Números que animam fotógrafos: tanto as grandes marcas quanto os pequenos e médios negócios precisam de imagens com alta qualidade de seus produtos para poder viabilizar as vendas pelo meio digital.

Se por um lado o setor é promissor para quem deseja entrar para o segmento, por outro, clicar produtos para o mercado virtual não é tarefa tão fácil quanto se pensa: é primordial ter agilidade e saber trabalhar com alto fluxo de trabalho, além de dominar técnicas básicas de Photoshop, como recorte de fundos.

Dois especialistas no assunto, Alex Mantesso e Newton Medeiros, alegam que a demanda de trabalho aumentou em 90% no período de pandemia. “Lojas físicas que precisaram fechar as portas por causa da quarentena correram para fazer um site simples em plataforma de e-commerce. Com isso, apareceu trabalho para os fotógrafos que estavam antenados”, diz Medeiros. 

Mantesso alerta que quem trabalha ou quer trabalhar com e-commerce precisa, antes de qualquer coisa, conhecer a padronização de tamanho de imagem usada na internet. Ele fotografa para marcas como Caedu, Tupperware e Grupo Boardriders (Billabong, Element, Roxy) e explica que nas redes sociais cada canal tem as próprias diretrizes para publicação de imagens. Para uma postagem no Facebook, o tamanho padrão é de 1.200 x 1.200 pixels; já um post de imagem quadrada no feed do Instagram deve atender ao tamanho 1.080 x 1.080 pixels, mas são valores variáveis conforme a maneira de compartilhamento – confira uma tabela de padronização para cada tipo de postagem em https://bit.ly/2RUI1fT.

Marketplaces e outras plataformas, segundo Medeiros, exigem tamanhos entre 1.200 x 1.200 e 1.600 x 1.600 pixels, porém vai depender de cada cliente – ele lembra que não faz diferença a imagem ter 72 dpi ou 300 dpi, pois a foto será usada em monitor, logo, o que importa é a quantidade de pixels certa.

Resultado do making of acima. Foto: Alex Mantesso
Trabalho de Newton Medeiros para site de venda de roupas femininas: o tamanho das imagens tem padrão

Fundo branco puro

Outro cuidado fundamental é em relação ao fundo, que deve ser sempre totalmente branco. Os especialistas alertam: não adianta ser “cinzinha”, pois o mercado exige fundo 100% branco, de verdade, visto que na hora de o cliente inserir a foto no site não pode haver diferença entre imagem e fundo da tela. Qualquer resquício de cinza ao fundo vai criar uma borda em volta da foto, e isso significa trabalho a ser refeito.

Embora com menos frequência, alguns clientes podem ainda solicitar imagens em formato .png ou .tif recortado. A dica dos especialistas é considerar isso como serviço extra, cobrando-se para executar o processo de recorte na pós-produção – aliás, o e-commerce demanda habilidade no Photoshop no quesito recorte, limpeza de fundo, clareamento e remoção de marcas do produto.

Quanto à iluminação, o fotógrafo precisa montar um esquema generalista, ou seja, que funcione assertivamente para vender bem qualquer produto. Alex Mantesso comenta que saber iluminar com uma ou duas fontes pode resolver muito bem o trabalho nesse setor.

Esquema de luz com duas fontes de Newton Medeiros para ser usado com pequenos produtos

Também é essencial manter um parâmetro de luz, pois não dá para fotografar a cada hora mudando muito o esquema. O mais indicado é estudar um esquema que agilize o trabalho, pois em e-commerce se ganha por produtividade, já que perda de tempo com iluminação representa menos dinheiro.

Medeiros sugere o uso de um esquema a partir de dois flashes com dois softboxes: um para iluminar o fundo e permitir o resultado 100% branco e o outro para iluminar o produto de maneira difusa (veja sugestão do esquema na página xx). Vale acrescentar à lista de acessórios uma cabana difusora profissional e alguns pequenos rebatedores. 

A produção pode ser desenvolvida em cima de uma mesa feita com dois cavaletes e uma placa de madeira; o fundo fica por conta de uma fórmica fosca ou um laminado pet. “Um segredo para fotos mais sofisticadas é usar placas de vidro como base do produto. Em combinação com uma luz colocada por baixo do vidro, o efeito é de levitação”, diz Newton. 

Ter um fundo 100% branco para qualquer tipo de produto é fundamental para produzir imagens para e-commerce
Alex Mantesso
Alex Mantesso

Em caso de fotos com modelos, caso dos lookbooks (categoria que também faz parte do universo e-commerce), os especialistas indicam o uso de fundo branco de papel, não recomendando em hipótese alguma fundos de TNT. Já o equipamento, por se tratar de imagens para internet, não precisa ter alta resolução – uma câmera com sensor bem limpo é o que basta. Para um iniciante no ramo, a sugestão de Medeiros é começar com um espaço de trabalho de pelo menos 2,5 x 3 metros para produtos pequenos e médios. 

Matéria publicada originalmente em Fotografe Melhor 289

Tags: Alex Mantessodicas práticasdicas técnicasestúdioiluminaçãoLivia CapelimercadoNewton Medeirosprodutos
CompartilharTweetPinEnviar

Outros conteúdos

Infância atemporal
Matérias

Infância atemporal

25 de junho de 2022
Criatividade com técnica
Matérias

Criatividade com técnica

23 de junho de 2022
Pitada de ousadia em book de gestantes
Baú da Fotografe

Pitada de ousadia em book de gestantes

20 de junho de 2022
Uma estética da fotografia de natureza
Baú da Fotografe

Uma estética da fotografia de natureza

16 de junho de 2022
A força das fotógrafas
Matérias

A força das fotógrafas

15 de junho de 2022
A porta aberta por Ella Dürst
Matérias

A porta aberta por Ella Dürst

13 de junho de 2022

Edição do mês

Fotografe Melhor

2020 © Editora Europa
Feito pelo Estúdio Teca

A mais destacada revista de fotografia da América Latina

  • Home
  • Revista
  • Prêmio
  • Loja
  • Sobre
  • Conta

Siga @fotografemelhor

  • Home
  • Revista
    • Matérias
    • Novidades
    • Edição do mês
    • Exposições
    • Livros
    • Baú da Fotografe
  • Prêmio
    • Grande Prêmio Fotografe 2022
      • Pré-selecionados Grande Prêmio Fotografe 2022
    • Prêmio Mobile Fotografe 2022
      • Ganhadores Prêmio Mobile Fotografe 2022
      • Finalistas Prêmio Mobile Fotografe 2022
      • Pré-selecionados Prêmio Mobile Fotografe 2022
    • Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Ganhadores Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Finalistas Grande Prêmio Fotografe 2021
      • Ensaios pré-selecionados
      • Imagens Destacadas pré-selecionadas
  • Loja
    • Revista
    • Livros
  • Sobre
    • Histórico
    • Equipe
    • Contato
  • Conta
    • Login
    • Nova conta
Search

Mais resultados...

Generic filters

2020 © Editora Europa
Feito pelo Estúdio Teca