O lançamento de fundos fotográficos estampados produzidos com tecidos que não amassam revolucionou o mercado de acessórios e ajudou fotógrafos de diversas áreas. Por outro lado, pendurá-los em paredes com fita crepe tornou-se um desafio: o adesivo começa a descolar durante o ensaio, o fundo cai e vira um problemão.
Depois de passar por esse tipo de dificuldade, a fotógrafa Paty Balbino desenvolveu, ao lado do pai, Cesar Balbino, o Criativo Stiq, suporte composto de uma estrutura tubular com altura que varia entre 1,40 m e 2,07 m, largura de 1,40 m a 2,07 m e uma profundidade de 1,47 m a 2 m.
Paty criou o produto pensando em atender a diversidade de tamanhos de fundos que existem no mercado. Assim, o suporte é extensível de forma prática em altura, largura e profundidade. Fora isso, quem trabalha com fundos de tecido sabe que o efeito fica melhor quando são bem esticados, sobretudo porque são estampados em malha ou helanca – materiais que contêm elastano na composição. Esse foi um cuidado adotado na hora de desenvolver o produto: 15 presilhas de metal garantem uma fixação do tecido na tubulação do suporte, sem danificá-lo, deixando o alinhamento perfeito. O fotógrafo pode esticar o tecido sem necessidade de ajuda de um assistente, prendendo cada parte com uma presilha.
Para testar a novidade, Fotografe preparou algumas produções usando diferentes tamanhos e modelos de fundo e examinou na prática os prós e contras do Criativo Stiq.

Sistema tubular versátil
Uma ótima ideia da fotógrafa foi criar um sistema tubular extensível para atender diferentes tamanhos e tipos de fundo em tecido. O suporte conta com barras que podem ser recolhidas ou expandidas. São fixadas por meio de parafusos borboletas e o usuário pode estender o suporte conforme a altura, a largura ou o comprimento desejados. Há também barras de chão, ideais para prender tecidos que podem tanto ser os impressos que imitam pisos quanto os de cor uniforme, com função de fundo infinito – é ai que entra o design do produto, que conta ainda com barras laterais curvadas.
O Criativo Stiq vem desmontado, dentro de uma bolsa de tecido, com alça reforçada. Pode ser transportado e montado na casa do cliente ou no estúdio – leva cerca de 15 minutos para ser ficar pronto. Feito em aço leve, pesa 12,5 kg quando colocado na bolsa (pode ser desconfortável para quem não está acostumado a carregar peso) e recebe pintura branca eletrostática para garantir durabilidade.
Por ser produzido com estrutura modular, Criativo Stiq permite ao fotógrafo retirar ou acrescentar módulos conforme sua conveniência. Além da estrutura principal, existe uma barra no centro do suporte, também retrátil, com largura entre 1,40 m e 2,07 m e altura entre 60 cm e 90 cm – que pode ser removida facilmente, se necessário. O interessante da barra central é possibilitar o uso de fundos de tamanhos reduzidos, além de proporcionar uma segunda função ao suporte: a de esticar mantas sobre um pufe para realizar ensaios de newborn. Essa função foi descoberta recentemente por Paty Balbino. A manta é esticada da mesma maneira que os fundos e deve ser presa com as presilhas na estrutura central e na barra do chão.
Avaliação do produto na prática em estúdio
No teste prático de Fotografe, o Criativo Stiq teve um bom desempenho. O suporte é capaz de garantir com eficiência a praticidade de estender fundos de tecido, deixando-os completamente alinhados para a foto. Põe fim ao improviso de colar fita crepe em cada pedaço do tecido na parede e torcer para não descolar. As presilhas agarram bem e não há necessidade de duas pessoas para esticar o tecido – como acontece quando se faz uso de fita adesiva.
O suporte assegura proteção quando a sessão de fotos envolve bebês que engatinham ou andam, pois, caso a criança resolva puxar o fundo, as presilhas garantem que ele não cairá. Também é bem estável quando montado de maneira correta e completa (com a base do chão).
Uma vantagem é a rapidez no processo da troca de fundos durante uma sessão de fotos: basta desprender as presilhas. No caso de uso de fundos de tamanhos diferentes, é necessário um pouco de prática para liberar a rosca plástica de pressão e soltar as barras para estender ou recolher conforme a exigência. As barras do chão, retráteis e achatadas, têm “guilhotinas” para abrir e fechar os encaixes, e elas podem representar certos riscos para as mãos, o que exige atenção do fotógrafo.

Montagem e desmontagem simples
Como o produto é metálico, se arrastado pode riscar o chão – uma sugestão é colar pequenos pedaços de feltro na parte inferior do suporte para evitar o problema. Já a montagem e a desmontagem são bem simples, e podem ser feitas por uma única pessoa.
As barras chatas do chão possibilitam uso de placa de cristal, acetato ou fórmica por cima delas, recurso a mais para conseguir efeitos na foto. O encaixe do suporte permite acoplar um pedaço de rodapé, dando um acabamento impecável na junção entre fundo e base. Como o design do produto conta com barras laterais curvadas, é possível usar tecidos inteiriços para criar um fundo infinito.
No geral, Criativo Stiq agradou, pois é um acessório interessante e versátil. Ainda é vendido exclusivamente por meio de e-commerce pelo preço de R$ 1.700. Pode ser retirado diretamente com a fotógrafa Paty Balbino em Santa Bárbara d’Oeste (interior de São Paulo) ou ser entregue por transportadora em qualquer região do Brasil. Mais informações: www.acompanhamentocriativo.com.br.

