O ensaio boudoir é uma área bastante promissora dentro do segmento de sensualidade, principalmente por valorizar e celebrar a beleza e a sensualidade de mulheres reais com muita elegância. É um nicho que vem ganhando cada vez mais visibilidade no Instagram, uma vitrine da especialidade – há incontáveis hashtags sobre o assunto. Na área desde 2009 retratando mulheres dos mais variados perfis, a fotógrafa mineira Mariana Beltrame, 29 anos, deu os primeiros passos no boudoir ao realizar experiências criando autorretratos.
Com essa “brincadeira” de se fotografar, surgiram as primeiras clientes: três amigas viram o resultado e logo marcaram uma sessão – “todas no mesmo dia”, lembra ela. Formada em Cinema e Audiovisual e autodidata na fotografia, Mariana explica que um dos segredos do ensaio boudoir consiste em saber que o sucesso da
sessão não está associado apenas a mostrar o corpo, e sim ao desabrochar da autoestima de cada cliente.
O termo boudoir (pronuncia-se buduá) vem do francês e se refere ao quarto em que as mulheres se arrumavam após o banho. A palavra também está relacionada a momentos de intimidade, por isso muitos fotógrafos do segmento gostam de surpreender as clientes com um local muito bem preparado para esse tipo de sessão de fotos.


Acervo de acessórios e uma luz intimista
Além do cenário, quem pensa em trabalhar na área pode criar um pequeno acervo de acessórios curingas que ajudam a deixar os ensaios mais interessantes: tecidos finos e transparentes e variadas peças de bijuteria são bons recursos para disponibilizar às clientes. Deve-se evitar apenas lingeries, pois são peças de uso pessoal. “Gosto de dar uma assessoria de estilo antes de começar o ensaio. Estudo o que pode valorizar o corpo da cliente, pesquiso paletas de cores que guiam os looks e combinam com o estilo de cada uma. Também incluo um manual de ensaio, em que explico detalhadamente cada passo. Ainda conto com maquiadoras, importantes para valorizar a beleza das mulheres”, diz Mariana Beltrame.
Ela costuma usar a direção descritiva durante o ensaio, ou seja, detalhando o comando de cada pose, demostrando com o próprio corpo e usando frases organizadas e objetivas sobre o que deseja, como por exemplo: “cruze a perna direita, coloque a mão esquerda sobre ela e levante o pescoço em direção ao teto”. Um recurso para relaxar a cliente é manter uma conversa desde o início, perguntar como ela quer se ver e se sentir, quais os pontos do corpo de que ela mais gosta, como é sua rotina de vida… Depois, Mariana oferece uma taça de espumante para celebrar o momento do ensaio. Segundo a fotógrafa, a timidez dura cinco minutos e a maioria das clientes sai do estúdio amiga dela.
Para valorizar o corpo das clientes, Mariana usa uma iluminação quente e intimista, baseada em uma única fonte de luz contínua, o que, segundo ela, dá uma sensação de cremosidade na pele. Normalmente a luz lateral é a mais utilizada por ela no decorrer das sessões, justamente para criar volume, textura, intimidade e o clima de mistério. Ela também gosta de usar a contraluz para criar silhuetas e tem preferência por ângulos que privilegiem as curvas, como um enquadramento mais fechado no quadril e nos seios. Já as fotos de rosto devem ter aquele olhar e atitude de sensualidade. Para a especialista, quanto mais minimalista o estilo de trabalho, melhor, pois a simplicidade no esquema de luz e no cenário colabora para uma melhor direção da modelo.



Entrega com elegância e escolha do público alvo
Na hora de entregar o trabalho para a cliente, Mariana Beltrame prefere impressões de alta qualidade com acabamentos refinados, como imagens enquadradas e revistas personalizadas impressas, além de um pendrive de cristal com as imagens em uma elegante caixa de tecido. A linha segue o estilo da fotógrafa mineira, que tem o objetivo sempre de fazer algo atemporal.
A propaganda do trabalho funciona com o clássico boca a boca, mas também existe o recurso da captação online, sempre pensando em estratégias de marketing dirigido e bem estudado. Recursos de busca no topo do Google, como associar o nome a publicações sobre o assunto e publicar artigos em blogs, sempre são boas maneiras de alcançar mais visibilidade, ensina ela.
A fotógrafa explica que é importante definir bem qual será o público-alvo. No caso dela, são ensaios para mulheres maduras, que estão se casando ou que já são casadas ou que pretendem ter filhos, com idade entre 30 e 50 anos, que buscam presentear o parceiro ou a si mesma. “Venho tentando atualmente trazer mulheres acima dos 50 anos para os ensaios, pois acho que é um público esquecido. Também tenho tentado algumas parcerias, mas é algo bem complexo. Só é bom quando favorece os dois lados. Entretanto, é interessante deixar cartões em lojas de lingerie e roupas femininas”, diz Mariana Beltrame. Para ver mais trabalhos da fotógrafa e se inspirar, acesse o site www.marianabeltrame.com.



