Em vez de um ensaio tradicional, a ideia é produzir algo mais artístico, valorizando o figurino, a locação, os objetos de cena e até os estilos de penteados. Tudo pensado para construir uma sessão de fotos com identidade e genuinidade. É assim que o jovem fotógrafo Lucas Rodrigues Dutra, também conhecido como Lucca, de 25 anos, enxerga a fotografia infantil: como uma pintura.
Com um olhar apurado e muita habilidade em pós–produção (desenvolvida ao desenhar e colorir histórias em quadrinhos no computador), o gaúcho cria retratos de crianças com estilo poético usando referências de grandes artistas da ilustração, como os americanos Henry Hintermeister (1897-1972), Norman Rockwell (1894-1978) e Jim Daly, de 69 anos, e inspirado no trabalho de fotógrafas europeias, como Elena Shumilova e Karina Kiel, ambas russas, que têm em comum a abordagem vintage romântica, com edições primorosas das imagens e atmosfera encantadora nas locações. Ao construir sua própria identidade, Lucca tem ganhado visibilidade tanto no mercado para ensaios pessoais quanto no de publicidade e moda infantojuvenil.
Natural de São Luiz Gonzaga, no interior do Rio Grande do Sul, Lucca descobriu a paixão por fotografia aos 19 anos, ainda na faculdade de Design Gráfico, mesma época em que começou a produzir fotos para uma loja da cidade especializada em roupas infantis. Depois, mudou-se para uma cidade maior, Jaraguá do Sul (SC), e trabalhou por um curto período como assistente de fotografia em um estúdio especializado em catálogos de moda para grandes marcas infantis. Confiante em seu estilo, Lucca passou a oferecer ensaios pessoais no estilo artístico.



Pesquisa reforça criação
Ao focar apenas no segmento de fotografia infantil, Lucca passou algum tempo observando o que o mercado nacional não oferecia. “Há muitos profissionais no Brasil fazendo mais do mesmo. Comecei a pesquisar trabalhos de fotógrafos poloneses e russos para me inspirar e oferecer algo diferenciado”, explica. Outro passo foi criar um mood board (em português, painel semântico). O método, trazido das aulas na faculdade de Design, sugere criar um quadro de referências visuais (com cores, texturas, formas e cenários) representando a emoção e contextualizando com o estilo de vida no qual o produto de moda se enquadra em relação ao público. “Pesquiso imagens de referência de fotógrafos e artistas estrangeiros. Salvo tudo de que gosto em pastas organizadas no computador. Esse é meu painel semântico. Quando surge um projeto novo, basta acessar os arquivos”, relata.
Foi assim que ele criou o conceito para o ensaio autoral com os atores mirins Pietra Quintela e Theo Medon, da novela As aventuras de Poliana, do SBT. O trabalho proporcionou maior visibilidade ao fotógrafo, tanto nas redes sociais quanto na mídia internacional, pois foi publicado na revista americana Summerana, especializada em fotografia profissional, na edição de maio de 2020.
O conceito do ensaio foi inspirado na cultura americana Amish. Para isso, Lucca fez uma ampla pesquisa para produzir os figurinos e buscar a locação ideal. Ele explica que uma costureira criou um look para Theo e outro para Pietra, ambos baseados em um editorial de moda da revista Jute Magazine. Os acessórios e adereços do ensaio foram trazidos por uma produtora de moda que é amiga das mães do casal de atores mirins.
Para viabilizar o trabalho artístico comercialmente, Lucca atende aos ensaios pessoais de três formas: o primeiro é oferecer a sessão personalizada para o cliente com um pacote que prevê produção exclusiva, com confecção de figurino e um dia inteiro da agenda do fotógrafo; a segunda opção são as sessões temáticas, trabalhando datas comemorativas (Natal, Dia das Crianças, Páscoa…); a terceira são os ensaios em grupos, quando ele costuma viajar até uma locação e reunir clientes interessados em dividir a agenda dele naquele determinado período.



Figurinos sob medida
O fotógrafo tem parceria de uma costureira profissional, que faz a confecção dos figurinos. Como Jaraguá do Sul (SC) é um dos mais importantes centros têxteis do Brasil e também polo de moda infantil, a mão de obra é barata, assim como aviamentos e tecidos. Nos ensaios temáticos, por exemplo, ele normalmente realiza uma pré-venda e assim consegue prever tamanho de roupas e quantidade de figurinos a serem criados. “No Natal de 2019 fizemos cerca de 50 figurinos e comprei até uma máquina de neve para o ensaio. Tenho malas e guarda-roupas cheios que vou reciclando conforme a necessidade”, conta.
Para garantir uma produção autoral, ele mesmo cuida da escolha de tecidos, linhas, botões e tudo o que é necessário para a modelagem das roupas. Segundo ele, a textura do tecido precisa ser nobre, não pode parecer industrializada, o que transparece no resultado. Por isso, ele evita que o cliente leve roupas da própria criança para o ensaio.
Enquanto os ensaios temáticos ocorrem em estúdio, a maioria dos ensaios personalizados ou em grupo acontece em locações externas, normalmente em chácaras, sítios e fazendas, fugindo de parques urbanos, que mesmo com grandes áreas gramadas não conferem o resultado proporcionado com a relva do campo, segundo Lucca. Outro recurso muito usado é ter bichos (patinhos, pintinhos e coelhos) na composição. “Além de ajudar na hora de dirigir, pois as crianças costumam interagir bem com eles, proporcionam um grande apelo sentimental ao retrato”, diz Lucca, que geralmente fotografa crianças com idades entre 3 e 12 anos, faixa que entende bem a direção de cena.

Lucca adaptou a técnica de colorir histórias em quadrinhos no computador à pós-produção dos retratos infantis que faz. Assim, consegue efeitos que se assemelham a pinturas antigas, tanto nos estilos de textura quanto na tonalidade. Ele explica que as capturas são feitas em RAW e o processo de workflow de cada foto ocorre primeiramente no Adobe Camera Raw, no qual é feito ajuste de exposição e controle de luminosidade. Depois, o tratamento continua no Photoshop com um plugin Nik Colection para aplicar filtros de cores de intensidade. Ele também usa o software Gimp, responsável pelo tratamento de pele. Outra técnica são as fusões de imagens para acrescentar objetos na cena ou alterar fundos (como a foto do menino marinheiro).
O fotógrafo usa uma Sony Alpha a99 e as lentes Sony 28-75 mm f/2.8 e 135 mm f/1.8 e uma antiga zoom mecânica Minolta 80-200 mm f/2.8 (usada para produzir a imagem da menina com o patinho). Para ensinar como faz seu trabalho, Lucca tem dado cursos e workshops (online e presenciais) para interessados no tema fotografia artística infantil. Para saber mais, acesse: www.luccastudios.com.br ou @lucca.studios nas redes sociais.

