Com 365 premiações em concursos fotográficos, Roberto Soares-Gomes é o fotógrafo brasileiro de maior destaque nessa área. Hoje engenheiro ferroviário aposentado, com 72 anos de idade, ele fotografa e participa de concursos desde a adolescência.
Lembra que a primeira premiação veio aos 16 anos com uma foto que intitulou “Tartarugato”, pois exibia uma tartaruga com cabeça de gato, obtida por meio de cuidadosas manipulações em laboratório, quando nem se pensava em Photoshop. A empolgação diante do primeiro triunfo o levou a investir no estudo da fotografia – com o apoio do pai, que o ajudava na compra de filmes, papéis e reveladores.
A amizade desenvolvida com Hamleto Fallet em Juiz de Fora (MG), sua terra natal, sedimentou nele a necessidade de fotografar voltado para a busca da perfeição técnica e o cuidado com a temática – médico famoso na cidade, Fallet era conhecido na época como um dos maiores ganhadores de concursos fotográficos do País. Essa busca pela qualidade rendeu: Soares-Gomes chegou a liderar o ranking nacional de premiações em concurso de fotoclubes em meados da década de 1970.
Dentre os principais prêmios que já recebeu, Soares-Gomes destaca o Photographer of the Year 2006, promovido pela revista americana Popular Photography; o Concours Photo Amateurs, da revista francesa Photo; o Hahnemühler Anniversary Photo Contest, no qual ganhou o Grande Prêmio; o Nikon Photo Contest International, com quatro fotos selecionadas para o calendário anual da marca; e o 10 lugar no Concurso Leica-Fotografe de 2006 na categoria P&B.



Atual presidente da Associação Fotográfica Rio Fotográfico, na capital fluminense, Soares-Gomes já foi diretor e conselheiro da Associação Brasileira de Arte Fotográfica (ABAF), e sempre esteve ligado ao movimento fotoclubista. Por isso, ele indica a participação em concursos promovidos pela Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto). Também recomenda a Convocatória Portfólio em Foco, do Festival Paraty em Foco, e o Grande Prêmio Fotografe, promovido por Fotografe e com inscrições abertas (confira o box).
Entre os concursos internacionais, ele aponta o World Press Photo, o Sony World Photography Awards, o Trierenberg Super Circuit, o Fine Art Photography Awards, o Monochrome Awards e o Zeiss Photography Awards. Para ele, a participação em concursos é a maneira mais rápida e eficiente de se ter um feedback do próprio trabalho. Mesmo que não se tenha uma imagem premiada, o resultado do concurso permite ao fotógrafo fazer uma avaliação dos trabalhos vencedores e compará-los com o seu, o que ajuda a evoluir na fotografia.


Inscreva-se no Grande Prêmio Fotografe 2021
Estão abertas até o dia 31 de maio de 2021 as inscrições para a primeira edição do Grande Prêmio Fotografe. A premiação tem tema livre e está dividida em duas categorias, Ensaio e Imagem Destacada, e cinco subcategorias, Cena de Rua, Documental, Natureza, Paisagem e Retrato. Todos os trabalhos pré–selecionados serão publicados no site de Fotografe e compartilhados nas redes sociais da revista.
Seguindo o padrão dos principais concursos internacionais, o Grande Prêmio Fotografe cobra um valor pela inscrição, que varia de R$ 59 (uma inscrição com três fotos ou um ensaio) até R$ 199 (cinco inscrições). O valor arrecadado com as inscrições será revertido para a organização do evento, a confecção de troféus e medalhas, a realização de uma exposição com os 30 ganhadores e a publicação de um livro com os 60 finalistas.

