O Festival de Fotografia Amparo em Foco está de volta com todas as atividades presenciais e gratuitas. O evento foi programado para o período de 6 a 24 de abril de 2022 e a organização do evento preparou uma grande programação com exposições, palestras, oficinas, workshops, saídas fotográficas, lançamentos de livros e exibição de um filme produzido na região. A cidade está localizada no Circuito das Águas Paulista, a 138 km de São Paulo (SP).
As exposições são o coração de um bom festival e para comemorar os 200 anos da Independência do Brasil, a organização do Amparo em Foco lançou uma convocatória para a exposição coletiva “Independência Cultural”, destinada a fotógrafos profissionais e amadores. “Para comemorar essa data importante em nossa história, queremos retratar o Brasil com suas paisagens naturais e urbanas, sua fauna e flora, seu povo e suas manifestações culturais”, diz Reginaldo Leme, um dos organizadores do Amparo em Foco.
Outra exposição já confirmada é a Street Expo Photo 2021, considerada a maior exposição fotográfica coletiva a céu aberto do país, realizada em Porto Alegre (RS). Com o tema “Livre expressão artística”, a mostra poderá ser vista no Amparo em Foco 2022.

Palestras
Como é tradição do Amparo em Foco, em 2022 a organização montou uma programação com grandes nomes da fotografia brasileira e terá palestras com Rubens Fernandes Júnior, professor, pesquisador e um dos mais conceituados curadores de fotografias do Brasil, tendo conquistado prêmio de melhor curadoria da Associação Paulista de Crítica de Arte (APCA) em 1995, 2006 e o prêmio Marc Ferrez de Fotografia em 2014; com Sérgio Branco, diretor da revista Fotografe e responsável pela criação das revistas Fotografe Técnica&Pratica e FilMaker, todas especializadas em fotografia e filmagem, produzidas pela Editora Europa; com MRossi, fotógrafo especializado em eventos nacionais e internacionais, que traz em sua carreira shows de bandas como Aerosmith, Kiss, Metallica, Guns and Roses, Iron Maiden, Rolling Stones, U2, entre outros; e a dupla Renan Nakano e Alex Gimenes, professores, fotógrafos, pesquisadores e produtores culturais, especializados em processos fotográficos históricos.
Oficinas e Workshops
A sexta edição do Amparo em Foco terá três oficinas e três workshops, abrindo espaço para 80 pessoas participarem. A fotógrafa e design de produtos Lulu Ferreira irá ministrar as oficinas de “Câmera Pinhole” e “Light Paint”, enquanto Tiago Degaspari irá abordar sobre equipamentos fotográficos, sistemas e formatos; Michael Trend traz novamente o workshop “Fotofólio Artesanal”, sucesso na edição de 2021, e Henrique Grandi vai realizar os módulos básico e avançado do workshop de “Estúdio Fotográfico”.

Saídas Fotográficas
Aproveitando o meio ambiente e todo o patrimônio histórico e arquitetônico de Amparo, o festival de fotografia deste ano realizará duas saídas fotográficas, uma sob a coordenação de Tiago Degaspari, que irá desbravar a “Fauna e Flora” em meio a mata nativa e o Amparo PhotoWalk, no qual os participantes irão passear pelo centro histórico da cidade de Amparo com Reginaldo Leme recebendo dicas e técnicas de fotografia de arquitetura.
Lançamentos de livros
O festival terá o lançamento de três livros e rodas de conversas com destaque para a obra de Marcella Grecco, “Cleo de Verberena e o Mystério do Dominó Preto”, que aborda a trajetória da amparense Jacyra Martins da Silveira, conhecida como Cleo de Verberena e reconhecida como a primeira cineasta brasileira, quando, em 1931, dirigiu e protagonizou seu primeiro e único filme “O Mystério do Dominó Preto”. Os outros livros são “O Vaqueiros das Águas”, de Valdemir Cunha, e “MRossi Live Rock Photography”, de Marcelo Rossi.

O festival
Criado em 2016, o Festival de Fotografia Amparo em Foco tem como objetivo difundir a arte fotográfica e conta com uma série de atividades gratuitas, promovendo a integração do público e a fotografia em suas diversas modalidades. O público alvo do festival é composto em sua maioria por fotógrafos hobbistas, amadores e profissionais, e sua proposta é contribuir na difusão do conhecimento, na valorização dos artistas locais e regionais, além de divulgar o patrimônio histórico e cultural da cidade. Os principais pontos do festival serão a Praça da Catedral e a sede do Cine Foto Clube de Amparo, onde acontecerão as exposições e oficinas.
O festival conta com a realização da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, e patrocínio das empresas Rousselot e Peptan, e tem produção das empresas Mogiana Produções e a Renovarte Produção Cultural.