Foi lançado o projeto Fotos Pró Rio, que tem como objetivo a venda de tiragens de grandes fotógrafos e artistas cuja renda será revertida para instituições sociais.
A ação solidária é uma iniciativa conjunta de FotoRio, Villa Aymoré, Ateliê Oriente e Retrato Espaço Cultural. As receitas serão revertidas para as instituições Jongo da Serrinha, Redes da Maré e Solar Meninos de Luz, além de fotógrafos e artistas visuais em dificuldade financeira em razão da pandemia.
A exemplo de outras ações realizadas em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Ceará e Salvador, o Fotos Pró Rio convidou fotógrafos e artistas visuais a cederem uma imagem – a ser impressa em jato de tinta “fine art” no formato 20 x 30 cm para ser vendida pelo valor padrão de R$ 180. As impressões levarão o selo da ação e serão acompanhadas de um certificado de autoria.
Do valor cobrado, o autor poderá optar entre doar a quantia integral, 50% ou ficar com o total da venda, descontados os custos. Os autores que participam do projeto foram escolhidos a partir de indicação de curadores convidados, entre eles Evandro Salles, Diógenes Moura, Keyna Eleison, Luiz Guilherme Vergara, Marcelo Campos, Rosely Nakagawa, Alberto Saraiva e Angela Berlinde.


60 curadores e 400 artistas
Foram convidados curadores, fotógrafos, pesquisadores e colecionadores de todas as regiões do Brasil e residentes no exterior. No total, cerca de 60 curadores e 400 artistas aderiram à iniciativa. O projeto oferece a oportunidade única de adquirir a um preço acessível obras de importantes artistas, como os brasileiros Rosângela Rennó, Rosana Paulino, Ana Bella Geiger, Beth Jobim, Walter Carvalho, Cabelo, Evandro Teixeira, Walter Firmo, Bob Wolfenson, e os estrangeiros Marcelo Brodsky (Argentina) e Graciela Iturbide (México). Além disso, aquele que adquirir estará colaborando para a um projeto que que visa fazer a diferença em um momento de tamanha adversidade que o mundo atravessa.
Além dos nomes já consagrados no mercado da arte, o projeto também reuniu obras de artistas em ascensão ou de periferias geográficas e artísticas, como Ratão Diniz, do Complexo da Maré, Betinho Casanova, da Favela do Alemão, e Nay Jinksnss, jovem fotógrafa de Belém (PA).
As imagens selecionadas são apresentadas no site oficial da campanha, que fica aberta até 19 de outubro de 2020.

